Curiosidades
março 23, 2014 publicado por Blog do Gato

Passeio ao ar livre para seu gato

Passeio ao ar livre para seu gato, você já pensou em fazer um?

Viver com os gatos é gratificante, mas também muitas vezes desafiador. A grande maioria dos felinos possui um espírito investigativo e é quase impossível mantê-los o tempo todo dentro de casa, você vira as costas e lá vai seu precioso gatinho se esgueirando através dos perigos de um jardim para desfrutar de um delicioso passeio ao ar livre. E o medo de que ele atravesse o muro e chegue na rua! Certamente os riscos são muito grandes, cada fugidela é uma aposta na loteria e como fica nosso coração? E a conta do veterinário? Minha irmã deixou a gatinha dela dar uma escapadela que durou 2 meses. A coitadinha voltou um lixinho de dar dó, nem preciso falar que o período de recuperação foi doloroso para as duas. Por outro lado quem não deseja que seu peludinho desfrute de um passeio ao ar livre incluindo um delicioso banho de Sol? Mas a segurança é primordial, você não concorda? Então talvez a solução seja construir um ambiente seguro para seu gato poder desfrutar de um pouco de liberdade.

Espaço para passeio ao ar livre para gatos

Espaço para passeio ao ar livre para gatos

Construindo um passeio ao ar livre para seu gato – O projeto

A primeira coisa a fazer é escolher um espaço adequado. A grande ideia ao projetar uma construção de um cercado para gatos ao ar livre, é que esta construção seja uma extensão para sua casa em que o seu gatinho possa brincar com segurança e correr sem riscos. Na verdade, hoje em dia, espaços para gato tornaram-se muito populares e tem ajudado a transformar a vida pessoas apaixonadas por gatos, pois eles podem oferecer um playground seguro e completo com pequenos detalhes que fazem seu bichano se divertir, além é claro de desfrutar de uma liberdade muito maior. Estes espaços podem ser projetados e executados por profissionais, no entanto se você não estiver em condições de gastar, a melhor parte é que não é muito complicado executar um projeto de um espaço cercado para gatos e eles podem ser construídos pelo proprietário sem grandes complicações.

Um espaço cercado para gatos ao ar livre pode ter o tamanho que você idealizar.Estes espaços geralmente são construídos utilizando um material bem resistente. Não recomendo telas de galinheiro, pois são frágeis e podem ser facilmente abertas pelo gatinho além é claro de poderem até causar acidentes. Outra preocupação é a parte superior, que de alguma forma deverá ser fechada, algumas pessoas optam por um teto de telhas, emadeiramento treliçado com plantas trepadeiras, outras utilizam grades ou até mesmo redes de proteção para animais e crianças. Certifique-se apenas que o teto seja muito bem fixado em uma esquadria quadrada para que o gatinho não tenha como escapar.

 

Passeio ao ar livre

Passeio ao ar livre

Por que fazer um passeio ao ar livre para seu gato? – Demarcação de território, liberdade e exercícios

Gatinhos mesmo quando são castrados, principalmente machos, tem o péssimo habito de marcar território, quando um gatinho tem um espaço ao ar livre geralmente irão preferir o espaço externo para este fim. Outra boa motivação para a construção de um espaço de passeio ao ar livre para seu gato é que ele irá se exercitar muito mais pois estará ampliando seu território e certamente gatinhos que se exercitam são muito mais ativos e felizes, melhorando todo seu sistema metabólico e diminuindo os riscos de obesidade.

Construir um passeio ao ar livre para seu gato pode até aliviar o stress em casos de jovens gatinhos agitados, dando maior independência para ele e para você. Infelizmente, os gatos que são criados estritamente dentro de casa acabam ficando muito dependentes de nós proprietários para tudo, brincadeiras, passeios de coleira, etc… Porém, quando você cria um passeio ao ar livre para seu gato, ele passa a ter um espaço dele para vaguear ao redor da casa,  interagir com as pessoas e os outros animais da casa, podendo explorar o mundo com maior liberdade. Imagine como você ficará confortável e sair e chegar em casa depois de algumas horas longe. Seu gatinho estará calmo e seguro, pronto para entrar em casa e descansar com você. 

Passeio ao ar livre

Passeio ao ar livre

Como tornar o passeio ao ar livre para seu gato um lugar seguro e divertido

O passeio ao ar livre para seu gato precisa ter vários espaços para satisfazer todas as necessidades de seu animal de estimação. Se a área for grande, você pode inclusive fazer um playground em um dos ambientes. Esta será uma área para brincar e se divertir, portanto use sua imaginação para colocar neste espaço vários elementos que sejam capazes de entreter seu bichinho com segurança. Sugiro que tenha uma fonte de água corrente, gatos adoram água corrente! Também é interessante que tenha galhos de árvores fortes, para que ele possa subir e se exercitar. Se for ao redor da casa, você poderá utilizar as paredes para construir vários níveis diferentes de passeios para ele. Também é importante que haja acesso para o interior da casa, ou que haja uma área coberta para que seu gato possa se abrigar caso esteja chovendo. E também é muito importante que haja uma área exposta ao sol, para que seu gatinho possa tomar um delicioso banho de sol.

Tenha em mente que construir um passeio ao ar livre para seu gato é uma das melhores soluções resolver a maioria dos problemas de muita gente que tem gato em casa.

Veja + Algumas ideias para construir o passeio ao ar livre para seu gatinho

Espaço para passeio ao ar livre para gatosEspaço para passeio ao ar livre para gatosEspaço para passeio ao ar livre para gatosEspaço para passeio ao ar livre para gatosEspaço para passeio ao ar livre para gatos

Saiba + Sobre passeios para gatos

Como construir um ambiente externo para seu gato - (PDF) texto em Inglês

Construindo um ambiente externo seguro para seu gatotexto em inglês

Raças de Gatos

Saiba + Tudo sobre gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments