Saúde
junho 3, 2014 publicado por Blog do Gato

Osteoartrite em gatos – Remédios naturais

Hoje em dia, graças as maravilhas da medicina veterinária moderna, a possibilidade de oferecer uma alimentação de maior qualidade e acessórios que podem facilitar a vida in dor de um gato, nossos felinos vivem muito mais tempo, para a nossa alegria. Cada dia mais existem gatinhos chegando aos 20 anos de idade. A parte chata desta fase da vida são os probleminhas comuns que afetam os peludinhos na velhice. A osteoartrose é uma delas. Devido ao estilo de vida dos felinos a osteoartrite já ganhou o status de doença comum entre eles. Aproximadamente 90% dos animais após os 8 anos já começam a presentar sinais desta doença articular, que infelizmente provoca muito incômodo para seu pet, principalmente se ele estiver com sobrepeso.

O envelhecimento das articulações do gato, ocasionam um desgaste progressivo das cartilagens, que com o passar do tempo deixam de promover o amortecimento, deixando a ossatura vulnerável, o que provoca dor constante no gato que sofre de osteoartrose.

As regiões mais afetadas pela artrose no gato são as articulações coxofemurais e os cotovelos, no entanto os ombros, a coluna, o calcanhar e os joelhos também podem ser afetados.

Osteoartrite (osteoartrose) em gatos – Remédios naturais

Osteoartrite (osteoartrose) em gatos – Remédios naturais

Se seu gatinho já tem mais de 8 anos de idade e apresenta:

  • desânimo,
  • está sem fome,
  • tristinho,
  • irritado (especialmente se alguém fizer carinho nas costas ou quadril, alguns animais podem ter atitudes agressivas, não exclusivamente com pessoas, mas também com animais, pois o carinho faz com que ele sinta dor),
  • ou parece se lambendo menos para fazer a higiene, começando a ficar com a pelagem opaca e com tendência a apresentar mais nós,
  • ou se ele anda subindo menos nos móveis, está saltando cada dia menos, evitando escadas, geralmente gatos com osteoartrite, apresentam uma diminuição visível em sua mobilidade e por isso acabam exercitando-se menos, esta falta de exercícios culminará com perda gradativa de massa muscular, que é mais evidente nas patas traseiras,
  • ou está demonstrando dificuldade para entrar em sua caixa de areia e acaba fazendo suas necessidades fora do lugar certo, existe uma boa chance de que ele esteja sofrendo de osteoartrite.

Como podemos tratar um gato com (osteoartrose) osteoartrite?

Osteoartrite (osteoartrose) em gatos – Remédios naturais

Osteoartrite (osteoartrose) em gatos – Remédios naturais

Normalmente gatos acabam tendo as articulações, tanto do cotovelos quanto dos joelhos, afetadas de ambos os lados e acabam conseguindo compensar com certa facilidade ao caminhar, por isso a manqueira ao contrário dos cães, acaba não sendo um sintoma importante para conseguir diagnosticar um gato com osteoartrose. Também diferente dos cães, é difícil observar o grau da severidade da osteoartrite em gatos, através de radiografias e a dor que cada gato sente, também não pode ser relacionada com o grau de severidade de um laudo radiográfico.

Mesmo assim a primeira coisa que você deve fazer é levar seu felino a um veterinário para realizar exames a fim de confirmar a suspeita de artrose. O veterinário irá tirar todas as suas dúvidas a respeito desta doença após examinar minuciosamente seu gatinho, sua coluna e suas articulações. Mesmo os exames radiográficos não sendo extremamente precisos para os bichanos, como são para os cães, é importante realizar exames radiográficos para localizar as lesões e tentar determinar o grau de gravidade.

O tratamento para um gato que tem osteoartrite pode começar com pequenas mudanças em sua rotina diária, como por exemplo optar por caixas de areia com bordas baixas, adquirir comedouros e bebedouros elevados (na verdade estes comedouros, uso aqui em casa, e acredito que seja uma ótima opção desde os primeiros meses de vida, pois como eles são reguláveis você poderá ir adaptando de acordo com o crescimento de seu peludo), e é claro caminhas macias. Dependendo da gravidade e do nível de dor que seu gatinho estiver sentindo, provavelmente o veterinário irá recomendar o uso de anti-inflamatórios, ou até mesmo regeneradores articulares. Eu particularmente, indico para estes casos o início imediato de sessões frequentes de acupuntura, o resultado é mágico, acredite! A fisioterapia também pode oferecer resultados bastante positivos para gatos que sofrem de osteoartrite.

Não é incomum que gatos demorem muito para demonstrar os sintomas, pois são muito resistentes a dor, por isso fica difícil fazer um diagnóstico prematuro. É muito importante que você esteja sempre bastante atento a qualquer mudança de hábito de seu bichano, a fim de detectar qualquer mudança de comportamento que por ventura possa esta associada a osteoartrite. Desta forma, poderá tratar também, qualquer outro problema que por ventura venha prejudicar sua saúde, sempre o mais cedo possível. Pensando sempre de forma preventiva ele poderá viver mais e com qualidade de vida.

Tratamentos homeopáticos para artroses em gatos

Osteoartrite (osteoartrose) em gatos – Remédios naturais

Osteoartrite (osteoartrose) em gatos – Remédios naturais

Você pode optar por tratar os efeitos da artrose em seu gato com remédios naturais, claro que sempre após consultar o seu veterinário para confirmar se não existem outras recomendações de tratamento com anti-inflamatórios ou outra medicação que seja apropriada para o tipo de artrose que ele apresenta. De toda forma, como coadjuvante da medicina tradicional, existem outras maneiras de tratar o seu gato em casa utilizando produtos naturais, e o que é mais legal é que estes tratamentos não tem contra-indicações.

Veja aqui alguns tratamentos e quais plantas ou minerais, podem ajudar seu gato

Como já comentamos anteriormente, a osteoartrite é uma doença causada devido a um processo inflamatório crônico que afeta a cartilagem. Quando um gato sofre de uma doença articular degenerativa, o osso subcondral sofre enrijecimento, perdendo a elasticidade o que acarreta a sobrecarga da cartilagem, levando a lesões adicionais. Muitas vezes a lesão também pode ser localizada na coluna vertebral. Entre os processos que desencadeiam a artrose podemos elencar algumas doenças infecciosas ou metabólicas como:

  • reumatismo,
  • doenças ósseas relacionadas com o envelhecimento felino,
  • causas alérgicas devido a intolerâncias alimentares,
  • reumatismo imunológico,
  • e a artrite reumatoide

 

Osteoartrite (osteoartrose) em gatos – Remédios naturais

Osteoartrite (osteoartrose) em gatos – Remédios naturais

A homeopatia pode ajudar a aliviar a dor do gato com artrite e problemas associados, por exemplo, graças ao Magnésio phosphoricum ou magnésio fosfórico, que nada mais é que um sal, tem propriedade relaxante das contrações musculares e assim atua suavizando rigidez da musculatura do gato. O magnésio é capaz de reduzir os impulsos nervosos dos músculos principais. É também um auxiliar no alívio das dores, uma vez que reduz a atividade dos nervos e músculos. A Arnica também pode ser um coadjuvante, ajudando no tratamento da artrose, atuando como um desinflamatório gradual. Outra alternativa é a utilização de oligoelementos, fundamentais para qualquer organismo, que também podem oferecer uma grande ajuda. Entre eles estão o, magnésio, o manganês, o cobre, o zinco e o potássio. A utilização destes micro minerais, pode reduzir o inchaço e melhorar a função das células da cartilagem de seu gato, e consequentemente, diminuir a tensão muscular e melhorar a circulação. Utilizados na quantidade certa, estes componentes que são naturalmente necessários para a boa saúde dos ossos e nervos, pode fazer com que você consiga evitar ou adiar a dor. Em alguns casos, conseguindo até diminuir a utilização do anti-inflamatório, que pode ser prejudicial para gatos que necessitam de tratamentos de longo prazo. Proporcionando mais conforto e qualidade de vida para seu gato. Durante o inverno pode ser útil utilizar a Silicea  CH5, juntamente com o complexo Rhus Toxicodendron CH5 que é outro remédio homeopático que tem ação auxiliar no tratamento do reumatismo, podendo oferecer bons resultados em quadros de dores agudas, principalmente nos tendões, ligamentos e articulações que são agravadas pelo frio e umidade.

Saiba + Sobre osteoartrite (osteoartrose) em gatos

Artrite em gatos – Texto em Inglês

Guia de Raças de Gatos

Saiba + Tudo sobre gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

 

Artigos Relacionados:

Facebook Comments