Cuidados
janeiro 20, 2015 publicado por Blog do Gato

O que comprar para a chegada do filhote de gato

Você sabe o que comprar para a chegada do filhote de gato?

Chegando com o novo gatinho em casa – Junto com os primeiros carinhos é muito importante preparar sua casa para receber seu novo morador felino. Por isso será necessário observar algumas necessidades básicas do seu gatinho. Vejamos quais são”os acessórios indispensáveis” de um gato e também algumas dicas úteis para recebê-lo da melhor maneira em seu novo lar.

Como preparar o enxoval para a chegada de um gato?

O que comprar para a chegada do filhote de gato? - Se você chegou neste artigo, suponho que a decisão de ter um gato já foi tomada e você já não está mais simplesmente planejando acolher um gato em sua vida, mas sim, preparando-se para levá-lo para sua casa.

O que comprar para o filhote de gato?

O que comprar para o filhote de gato?

A primeira pergunta que você precisa se fazer é se você tem certeza de ter tudo o que é necessário para os primeiros dias. Em outras palavras, você preparou o enxoval com o “indispensável” para um gato?

Junto com os primeiros mimos e o entusiasmo de toda a família, o seu gato terá que encontrar na casa, alguns itens indispensáveis para recebê-lo.

Algumas dicas úteis para receber um gato em casa da melhor maneira

O que não deve faltar em casa para a chegada de um gato:

O que comprar para a chegada do filhote de gato? - Os gatos dormem em média, 16 horas por dia. Os filhotes de gato dormem ainda mais. Em qualquer um dos casos, nossos amigos felinos, de todas as idades gostam de dormir em locais tranquilos e acolhedores. O lugar onde você escolher, se tornará um espaço de refugio, um lugar que será para o gatinho um cantinho só dele onde ele se sentirá seguro e protegido.

O que comprar para a chegada do filhote de gato? – Caminha do gato

Para a caminha de seu gato procure utilizar uma cestinha, que pode ser de plástico, tecido lavável ou vime, que seja acolchoada ou que tenha um travesseiro dentro. Gatinhos adoram dormir em locais fofinhos e depois dos 3-4 meses, geralmente preferem dormir em locais mais altos (minhas gatas dormem em um local alto forrado e acolchoado com um travesseiro), apenas para que este cantinho se torne um espaço de tranquilidade e transmita para seu gato um sentimento adequado de proteção. Você pode escolher locais como embaixo da escada, alguns gatos preferem armários etc.

O que comprar para a chegada do filhote de gato? – Potinhos para água e comida

Pode parecer óbvio mais você vai precisar comprar dois pratinhos, um para alimentos, que deverá ser higienizado a cada reposição de comida, e um para a água, para deixar sempre disponível com água limpa e fresca. Falo bastante aqui no Blog do Gato sobre a importância de trocar a água dos gatos constantemente. Diferente de outros pets, os gatos são bastante exigentes em relação a água potável e limpa. Procure portanto, limpar a tigela e trocar a água frequentemente, oferecendo água fresca com a melhor qualidade possível, de preferência filtrada. Também é importante oferecer a água geladinha em dias de muito calor. Os materiais mais indicados e que podem ser lavados facilmente, são de inox, vidro ou cerâmica que ao contrário do plástico, não retém cheiros e gostos.

O que comprar para a chegada do filhote de gato? – A caixa de areia do gato

A caixa de areia, é um dos itens mais importantes para comprar na hora da chegada do gato, que deverá estar cheia de areia, ou outros produtos utilizados para a higiene dos gatos, como flocos de madeira e gel. Eu particularmente, utilizo aqui areia importada, com íons de prata e propriedades antibacterianas, elimina o cheiro quase por completo e você também pode optar por alguma areia que exale um aroma perfumado. Voltarei a falar sobre caixa de areia em um artigo específico. A caixa de areia do gato deve ficar a uma certa distância das tigelas de água e comida. Nem todos os gatos chegam em casa sabendo usar a caixa de areia para as suas necessidades, especialmente se ele for um gatinho filhote, neste caso, você terá que ensiná-lo desde o início, mas é essencial ter a caixa de areia em casa antes da chegada do gato. Se você comprou seu gatinho em um gatil, provavelmente ele saberá usar a caixa de areia sem grandes problemas, no entanto, se você adotou um gatinho, isso é menos previsível.

O que comprar para a chegada do filhote de gato? – Arranhador de unhas

Um arranhador para gatos, pode parecer dispensável a primeira vista, mas asseguro que um local para afiar as garrinhas é muito importante! Pode ser penas um pequeno postinho feito em casa mesmo com uma corda bem presa e uma base firme, um capacho ou comprar um brinquedo para gatos no pet shop, mas é essencial, para que ele possa afiar as unhas sem estragar seus móveis.

O que comprar para a chegada do filhote de gato? – Caixa de transporte

Considere comprar um caixa transporte de plástico, vime, madeira ou metal, grande o suficiente para permitir que o gato mude de posição e forte o suficiente para protegê-lo de traumas. Muitos gatos adoram caixas transporte, porque elas fazem com que os gatinhos se sintam mais protegidos, a caixa transporte também torna a viagem mais segura, tanto para ele quanto para você. Lembre-se, também, que a caixa transporte deve ser o único meio pelo qual seu gato tenha permissão de andar de carro, tanto para sair de férias quanto para ir ao veterinário. Para que seu gato esteja familiarizado com a caixa transporte, é importante mantê-la aberta e próxima ao gatinho desde o primeiro dia em casa. Não guarde a caixa transporte de seu gato em algum lugar escondido quando chegar em casa, é importante permitir que ele explore e se familiarize com ela, sentindo confiança e segurança para ser transportado sempre que necessário.

O que comprar para a chegada do filhote de gato? – Ração

Se seu gatinho for filhote, é importante comprar uma ração específica para a idade dele. Existem várias marcas de ração especializadas para gatos e elas também estão segmentadas de acordo com a qualidade do produto, que varia entre o produto de linha mais econômica e o produto de linha premium e super premium. Analise o custo benefício de cada marca com carinho, se possível, ofereça as rações de linhas premium e super premium pois certamente oferecem uma nutrição de maior qualidade. Uma das coisas mais importantes é nunca oferecer alimentos para cachorros para seu gato, veja o motivo clicando aqui. Se você comprou seu filhote em um gatil, provavelmente eles indicarão uma marca específica e em geral é prudente manter a mesma ração, a não ser que seja uma marca de linha muito standard. Em linhas gerais não é indicado oferecer ração úmida para seu gato, principalmente para os filhotes. Quando você oferece um alimento úmido para seu gato, as chances de que ele não quaira mais alimentar-se de ração seca são grandes.

Boa sorte com seu novo gatinho!

Saiba + Sobre cães e gatos

Guia de Raças

Saiba + Tudo sobre gatos

Como cultivar catnip em casa

Gatos podem ser mais espertos do que você pensa

15 coisas que você não sabia sobre gatos

Convivência entre gatos e cães

Agressividade felina

Guia de Raças de Gatos

Tudo Sobre Gatos

Raças de Gatos

Gato pode comer comida?

Fitoterapia para gatos mais velhos

Devemos usar gatos para controlar populações de ratos?

25 fotos de gatos com seus donos

Meu gato comeu um rato e agora?

A importância do exercício para os gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments