Nutrição
junho 12, 2014 publicado por Blog do Gato

Meu gato está gordo, o que fazer?

Como posso saber se meu gato está acima do peso? E o que o que eu posso fazer para ajudá-lo?

Um gato é considerado gordo quando excede entre 15 e 20% do peso considerado normal para a raça, sexo e idade. A obesidade entre gatos tem se tornado praticamente uma epidemia entre gatos domiciliados que vivem nas grandes cidades. Para saber precisamente quando um gato está gordo, fica muito mais fácil no caso de gatos de raça pura, porque há um peso padrão que pode servir de comparativo para animais adultos, e isso vale para ambos os sexos, ou seja, tanto para machos quanto para fêmeas. Para os gatos mestiços, não há uma tabela de peso que possamos usar como referência comum, mas podemos ter uma boa ideia, considerando o peso de raças, ou seja, de acordo com o  padrão de raças de gatos. A partir daí, observamos um tamanho médio entre as raças mais populares de gatos, para efeito de comparação.

Meu gato está gordo!  O que eu faço?

Como saber se meu gato está gordo?

Podemos dizer que o peso médio de um gato típico, mas, sem raça definida varia entre 3 e 4 kg para as fêmeas e entre 4 e 5kg  para os machos. Portanto, em termos gerais, podemos considerar que um gato sem raça definida típico, que pese cerca de 6 kg pode ser considerado gordo, no caso de um macho. Já se analisarmos uma gata sem raça definida típica, que pese em torno de 5 kg provavelmente ela estará gorda.

  • Se seu gatinho não é muito de ficar quetinho em uma balança, preparamos um gráfico visual do peso dos gatos para você.

 

 Gráfico Visual de Peso dos Gatos

 

como-saber-se-meu-gato-esta-gordo-tabela--01

As costelas, coluna e as saliências dos ossos podem ser vistas facilmente a distância.

Esses gatos perderam massa muscular e não é possível observar gordura corporal.

Magro, ossudo, e com aparência de desnutrição.

 

como-saber-se-meu-gato-esta-gordo-tabela--02

As costelas, coluna e demais ossos podem ser apalpados facilmente.

Esses gatos possuem cintura evidente quando observados por trás e mostram uma dobra abdominal.

Esbelto, esguio e aparência magra.

 

como-saber-se-meu-gato-esta-gordo-tabela-03Costelas e coluna podem ser facilmente apalpadas, mas não necessariamente vistas.

Pode se observar uma cintura quando visto de cima e o abdômen está elevado e não curvo quando visto de perfil.

Aparência normal, ideal e geralmente musculoso.

 

como-saber-se-meu-gato-esta-gordo-tabela-04Costelas e coluna difíceis de sentir abaixo da camada de gordura. A cintura está inchada e muitas vezes em formato de pera quando vista por trás e o abdômen está distendido (arqueado) visto de perfil.

Há uma tipica camada de gordura sob os quadris, base do rabo e peito. Acima do peso, pesado,forte ou corpulento.

 

como-saber-se-meu-gato-esta-gordo-tabela-05Grossa camada de gordura sobre o tórax, costas, base do rabo e membros posteriores.

O abdômen está visivelmente distendido (arqueado), proeminente e não há como observar a cintura de cima.

O tórax e o abdômen frequentemente aparentam inchados ou distendidos. Obeso

 

1 – Como posso saber se meu gato está muito gordo?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Primeiro você precisa dar uma boa examinada na condição física do gato. Olhe para o seu gato. Você deve ser capaz de observar uma cintura ao olhar ele de cima para baixo, ou quando você passar as mãos em suas costelas em direção aos quadris. Passe a mão ao longo de seu abdômen, de suas costelas para sua pélvis e deverá sentir uma cintura.

Se você colocar as mãos ao lado do peito, você deve ser capaz de sentir as costelas sem uma espessa camada de gordura sobre elas. Observe o gráfico acima que exibe exatamente a fisionomia da condição física do gato gordo ou com sobre-peso e do gato magro ou com sub-peso. Se ainda assim você tiver dúvidas se seu gato está gordo ou magro, sugiro que leve-o para uma consulta com seu veterinário, a fim de avaliar se ele está ou não acima do peso ideal.

2 – Existem raças de gatos mais propensas a ganhar peso?

Pesquisas feitas sobre obesidade em gatos, avaliaram gatos de raça e gatos sem raça definida e, surpreendentemente, estas pesquisas concluíram que os gatos SRD são duas vezes mais propensos a engordar do que os gatos de raça pura.

3 – Qual tipo de problema meu gato pode ter se ficar gordo ou acima do peso?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Meu gato está gordo, o que fazer?

É importante investigar qual é a origem do aumento de peso de seu bichano. Gatos que comem muito e por isso ficam gordos ou acima do peso, certamente acabam sofrendo de obesidade, pois você provavelmente está oferecendo comida de forma exagerada para seu pet. Então, se for este o motivo de seu gato estar gordo, é importante regrar a alimentação, a fim de proporcionar ao seu gato uma vida mais longa e saudável. Gatos gordos por excesso de alimentação, estão mais propensos a desenvolver diabetes ou problemas nas articulações, além de poder sofrer também de problemas de pele.

Mas, muitas vezes, os gatos estão acima do peso por outros motivos. Por isso é fundamental que primeiramente você comece a investigar as causas da obesidade de seu felino. Questione-se sobre como está o nível de atividade física de seu peludo, será que ele está se exercitando como deveria? Faça algumas brincadeiras com ele, procure estimular seu gato a caminhar pela casa, talvez construindo um passeio in dor para ele. Será que seu gato está entediado, pois não tem companhia nem nada para fazer? Se for esse o caso, uma redução alimentar não será eficiente para que ele perca peso, seu gato necessita de atividade para não ficar gordo. Gatos gordos não são gatos felizes, garanto! Um gato que vive solto, caminha grande parte do dia, dificilmente engordará, é muito raro ver um gato andarilho com problemas de obesidade. Por isso é fundamental para seu gatinho, que você possa transformar sua casa em um lugar mais apropriado para a vida de um gato. Felinos mais ativos, irão se tornar animais mais magros e mais saudáveis.

Não é incomum pessoas que ensinam seu gato passear de coleira, esta pode ser uma boa alternativa para exercitar seu gato na rua. Seja criativo, seu gato certamente vai ficar muito agradecido.

4 – Gatos castrados engordam com maior facilidade?

Pesquisas realizadas com gatos castrados, indicam que gatos castrados podem sofrer uma alteração corporal no peso que pode variar entre zero e 25%. A alteração e consequente diminuição de hormônios, irá modificar ligeiramente o metabolismo, fazendo que ele possa diminuir o ritmo de atividade um pouco. Portanto, se seu gato foi castrado, é importante observar se ele está se exercitando normalmente, para que ele não fique gordo. Outra dica interessante para quem castrou seu gato recentemente é pesá-lo todo mês, a fim de controlar seu peso. 

5 –  Que tipo de alimento deve ser dado para um gato perder peso?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Quando nós concluímos que nosso gato está de fato gordo e chegamos a conclusão que ele deve emagrecer, temos de fazer duas coisas:

  • Primeiro é importante escolher bem o alimento que vamos oferecer para nosso amigo;
  • segundo e talvez o mais importante, é descobrir como torná-lo mais ativo.

 

Uma maneira de exercitar seu gato, para quem oferece ração industrial é oferecer parte da ração diária dentro de brinquedos próprios para animais de estimação. Estes pequenos recipientes de plástico, contém alguns furinhos próprios para colocar a comida do gato. Esses brinquedos estimulam seu gato que será obrigado a se exercitar brincado, a fim de conseguir liberar a ração de forma gradativa. Para animais que vivem dentro de casa, esta pode ser uma opção de entretenimento que fará seu gatinho fazer exercício aliando a brincadeira a alimentação.

No entanto, apenas um pequena parte da refeição deve ser colocada no brinquedo, o restante deve ser oferecido como de costume.

Também é importante que você compreenda que as recomendações contidas nos rótulos de embalagens de alimentos para gatos, indicam de maneira geral, uma quantidade diária de alimento muito acima do que a maioria dos gatos necessitam comer de fato. Essas recomendações foram desenvolvidas baseadas nas necessidades nutricionais de gatos que fazem muita atividade física diariamente, enquanto que a maioria dos felinos tem vidas sedentárias, além é claro, do fato de grande parte dos gatos serem castrados e por isso necessitarem controlar o peso.

6 – O que fazer se meu gato não está aceitando a nova ração?

Quando você troca a alimentação do seu gato, pois ele engordou, evite substituir por completo o alimento que ele está acostumado. Para alguns gatos, o alimento é algo familiar e é comum que eles não fiquem felizes com mudanças. Por este motivo, é aconselhável que você ofereça a ração ou novo alimento, ao lado do alimento antigo, no entanto em uma porção reduzida. Quando você permite que seu gato escolha, é mais fácil que ele tenha curiosidade em experimentar o alimento novo e se ele gostar, acabará comendo. Isso é mais comum acontecer com gatos mais velhinhos.

7 – Meu gato é criado dentro de casa. Existe como ele emagrecer fazendo exercícios dentro de casa?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Claro que ele pode fazer bastante exercício, se você puder proporcionar um ambiente que estimule seu bichano. Proporcione experiências que agucem o instinto de seu felino, crie estruturas típicas para gatos nas paredes da casa. Se você puder construir um passeio ao ar livre para seu gato, pode ser uma ótima maneira de fazê-lo se exercitar. Caso não seja possível, faça um passeio para seu gato in dor e procure utilizar espaços como janelas para tornar o ambiente mais atraente, gatos adoram observar através de janelas. Use brinquedos de forrageamento ( Os brinquedos que comentamos aqui em cima, com furinhos para colocar a ração. Forrageamento  é a busca e a exploração de recursos alimentares. É uma habilidade particularmente importante pois afeta a aptidão do animal, influenciando diretamente a sobrevivência.), estes brinquedos são muito interessantes pois despertam os instintos primitivos do felino e estimulam suas habilidades de caça. É realmente muito bacana que você tenha cuidado com a segurança de seu gatinho, no entanto é igualmente importante que você consiga viabilizar manteiras de promover recursos para que ele se exercite. Sua casa também precisa ter uma atmosfera acolhedora, muitos gatos acabam ficando com medo de movimentar-se devido a um ambiente estressante, acabam ficando quietos e acuados, por isso questione-se sobre todas as possibilidades.

E isso inclui todas as pessoas que convivem com seu gato. Lembre-se, ninguém nunca deve punir nenhum animal com a intenção de corrigi-lo. Se alguém bater em um gato, na cabecinha dele, a mensagem é que quem o maltratou está querendo matá-lo. Infelizmente, é mais comum do que se imagina, que muitos gatos acabem se tornando animais prostrados devido ao medo de alguém que convive com ele. Por outro lado a grande maioria dos gatos adora receber carinhos elogios e petiscos, como todo adestramento de animais, a melhor maneira de tratar seu felino, é com adestramento baseado em reforço positivo.

8 –  O meu gato precisa consultar um veterinário antes de começar uma dieta ou fazer exercícios para emagrecer?

É uma boa ideia, só para ter certeza que não há algo de errado acontecendo. Provavelmente existam uma dúzia de diferentes causas para a obesidade em gatos, que vão desde comer demais e superalimentação à atividade física inadequada, obesidade sazonal, e até mesmo alguns medicamentos e doenças podem tornar um gato gordo.

Eu também sugiro que você analise junto com seu veterinário, a rotina de seu bichano, fazendo um relato sobre a rotina dele. Desta forma também, vocês podem se certificar se seu gato está gordo porque tem medo de se mover. Talvez você tenha um cachorro, que está acuando seu gatinho, ou as crianças podem estar fazendo brincadeiras desagradáveis como puxar o rabo do gato sempre que ele tenta dar uma volta pela casa. Isso é realmente bastante comum. Você precisa saber se seu gato tem se escondido, pois este não é um comportamento normal de um gato. Por isso é importante checar todas a variáveis a fim de  ajudá-lo. Para ajudar seu pet, é fundamental encontrar uma maneira de estruturar a vida em casa, para que ele consiga se movimentar ao redor da casa e interagir com seu meio ambiente.

9 – E se eu cozinhar para o meu gato?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Meu gato está gordo, o que fazer?

Você pode, mas cozinhar para gatos é mais complicado do que para cães. Para alimentar seu gato com uma comida natural, sugiro que você leia bastante sobre isso, para não oferecer alimentos que possam ser tóxicos para ele e nem deixe de oferecer elementos nutricionais indispensáveis para o bom funcionamento de seu organismo. Preparar alimentos naturais para nossos pets é realmente uma atitude muito bacana para a saúde deles, mas deve ser embasada em conhecimento técnico, para não por em risco sua saúde. Se você optar por uma ração elaborada especialmente para ele, dê preferência aos alimentos crus, e converse com seu veterinário, ou um nutricionista veterinário, para se certificar de que você está elaborando a dieta de seu bichano corretamente. Existem suplementos que podem ser prescritos pelo veterinário, para que você possa adequar a alimentação caseira às necessidades físicas de seu gato.

10 – Existe algum remédio para gatos emagrecerem?

Não. É muito importante que em hipótese nenhuma, você pense em oferecer algum medicamento humano para seu gato emagrecer. Estes medicamentos podem por em risco a vida de seu animal de estimação.

Saiba + Sobre osteoartrite (osteoartrose) em gatos

Dieta de alimentos crus para Gatos: Uma Solução Natural Texto em Inglês

Guia de Raças de Gatos

Saiba + Tudo sobre gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments