Saúde
abril 1, 2014 publicado por Blog do Gato

Hipertireoidismo felino sintomas e tratamento

Tudo sobre hipertireoidismo felino, sintomas, diagnóstico e tratamento

O que é hipertireoidismo felino?

O hipertireoidismo no gato, (tireotoxicose felina ou hipertireoidismo felino) é um problema de saúde muito comum, principalmente em gatos mais velhos, com 12/13 anos ou mais. É caracterizado por um mau funcionamento da glândula tireoide e, em seguida, pela produção excessiva de hormônios, em especial T4 (tiroxina).

Pode-se dizer então que o hipertireoidismo felino é a alteração hormonal mais comum em gatos, acometendo principalmente em animais idosos. Um animal quando desenvolve esta doença acaba tendo vários órgãos atingidos devido a grande quantidade de hormônio tireoidiano acelerando o metabolismo.

Hipertireoidismo felino

Hipertireoidismo felino

E é este excesso hormonal, que faz com que o metabolismo do gato funcione de forma muito rápida fazendo com que os órgãos não consigam suportar. Em decorrência desta disfunção, podem surgir problemas que degradam a qualidade de saúde dos animais afetados.

Quais são os sintomas do hipertireoidismo felino?

Como nos seres humanos e em cães, o hipertireoidismo felino tem uma ação direta sobre o metabolismo do gato que, inicialmente, ele parece estar particularmente ativo, em seguida, demonstra um cansaço extremo. Mas quais são os sintomas que devemos prestar atenção? Quais atitudes nos fazem suspeitar de algum problema que indique hipertireoidismo felino em nossa bolinha de pelos?

Em geral a maioria dos gatos com hipertireoidismo, tendem a sofrer uma perda de peso que é bem visível, em contrapartida eles tem um aumento do apetite e sede (consequentemente, também sofrem de um aumento no volume da urina). Entre outros sinais clínicos, podemos destacar como já mencionado a hiperatividade, outra característica é a agressividade, dificuldade respiratória, aumento da frequência cardíaca, pelagem desmantelada, as garras tendem a crescer mais rapidamente, e também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Como se faz o diagnóstico do hipertireoidismo felino?

Hipertireoidismo felino

Hipertireoidismo felino

Estes sintomas, no entanto, também são comuns em outras doenças metabólicas em gatos, tais como a diabetes, ou relacionada com outros problemas de saúde típicos em gatos mais velhinhos, também é importante ter em mente que a reação e os sintomas da doença ainda podem ser muito variados e individuais, de modo que o diagnóstico não é sempre simples. Quando a doença é diagnosticada de forma tardia, o hipertireoidismo, chega a afetar o metabolismo de vários órgãos, podendo ser letal para os gatos. No entanto, se o diagnóstico do hipertireoidismo for prematuro, existem diversas opções de tratamento.

Por todas estas razões, é sempre importante levar seu gatinho ao veterinário assim que qualquer mudança de hábito ocorra com ele. Apenas um veterinário poderá dar um prognóstico, após realizar exames de sangue para avaliar os níveis de T4 no sangue. Ao mesmo tempo, devem ser excluídas outras causas que podem dar sintomas semelhantes (diabetes, insuficiência renal, câncer de estômago, etc.). Em caso de dúvida, poderá ser solicitado também uma analise da tiroide, que provavelmente irá requerer anestesia geral e internação.

Hipertireoidismo felino

Hipertireoidismo felino

Como é o tratamento para hipertireoidismo felino?

O tratamento do hipertireoidismo felino, irá variar de acordo com o caso e a causa do hipertireoidismo. Provavelmente seu gato será medicado, no entanto em alguns casos o tratamento poderá requerer cirurgia para a remoção da glândula tireoide (essencialmente quando a hiperatividade da tireoide é causada por um tumor) ou também, poderá ser sugerido um tratamento através de terapia com iodo radioativo. Os tratamentos, benefícios e efeitos colaterais devem ser analisados com muito carinho por você e seu veterinário, a fim de proporcionar o melhor para qualidade de vida de seu pet.

Como falamos sempre aqui, a melhor forma de proteger seu gato e mantê-lo bem se saúde é a prevenção. Visite seu veterinário regularmente, fazendo exames de rotina, a maioria dos problemas que possam surgir serão diagnosticados de maneira precoce. Desta maneira as chances de seu gato ter um tratamento bem sucedido sempre serão maiores.

Saiba + Sobre hipertireoidismo

Hipertireoidismo em gatos - texto em Inglês

Guia de Raças de Gatos

Saiba + Tudo sobre gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments