Raças de Gatos – Guia de Raças

Raças de Gatos

Raças de Gatos – Domesticado no oriente médio, o gato é o resultado de uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. O entrecruzamento de diversas espécimes o tornou menor, e menos agressivo aos seres humanos. Para conhecer melhor este charmoso e elegante animal, pode-se dizer que o gato apresenta um tamanho de pequeno a médio, em geral pesando entre 2,5 e 7 kg. Trata-se de um caçador por natureza, muito curioso, independente, porém sociável. Sua alimentação é essencialmente orientada ao consumo de carne, mas até mesmo os exemplares selvagens costumam complementar sua dieta com folhas e outros elementos vegetais.

As características comportamentais dos gatos variam dependendo da raça, idade, sexo e também das diferenças de criação, incluindo o ambiente onde vive. De acordo com o tipo de pelagem, podem também apresentar diferenças físicas. Por exemplo, aqueles de pelagem curta tendem a ser mais magros e ativos fisicamente, enquanto os de pelo longo são, em geral, mais pesados.

O comportamento dos filhotes de gatos no entanto, pode variar de acordo com a ninhada e com o processo de socialização experimentados durante as primeiras semanas de vida. São animais que apresentam um cérebro considerado bastante evoluído. São, sem dúvida bastante inteligentes, capazes de sentir diferentes emoções e de sofrer stress ou depressão, da mesma forma que os seres humanos.

Podemos dizer que há atualmente mais de 200 raças de gatos, distintas entre si pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, além do temperamento, entre outras características. A maior parte das raças de gatos surgiu recentemente, se comparado com outros animais. Algumas raças apareceram naturalmente, enquanto outras foram desenvolvidas através de cruzamentos planejados no intuito de promover um aprimoramento genético, ressaltando determinadas características físico-comportamentais.

As diferentes raças de gatos apresentam uma grande variedade de cores e padrões e podem ser divididas em 3 categorias distintas: os de pelagem longa, os de pelo curto e os de pelagem rala. A cor dos olhos também pode estar relacionada a certas raças. Uma característica interessante de raças como o Persa, por exemplo, é que costuma apresentar a íris da mesma cor da pelagem.

Na lista abaixo, separamos para você tudo sobre as raças de gatos mais conhecidas. Para saber tudo sobre cada uma delas, basta clicar nos links a seguir.

Abissínio
Abissínio
American Shorthair
American Shorthair
Angorá
Angorá
Azul Russo
Azul Russo
Bengal
Bengal
British Shorthair
British Shorthair
Brazilian Shorthair
Brazilian Shorthair
Burmês
Burmês
Gato Chartreaux
Charteaux
Cornish Rex
Cornish Rex
Devon Rex
Devon Rex
Mau Egípcio
Mau Egípcio
Pelo Curto Europeu
Pelo Curto Europeu
Exótico
Exótico
Himalaio
Himalaio
Maine Coon
Maine Coon
Munchkin
Munchkin
Norueguês da Floresta
Norueguês da Floresta
Oriental
Oriental
Gato Persa
Gato Persa
Ragdoll
Ragdoll
Sagrado da Birmânia
Sagrado da Birmânia
Savannah
Savannah
Scottish Fold
Scottish Fold
Gato Siamês
Gato Siamês
Sphynx
Sphynx