Saúde
julho 2, 2014 publicado por Blog do Gato

Gatos podem tomar ibuprofeno?

O ibuprofeno é um medicamento do grupo dos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) possui também ação analgésica e antipirética, nos dias atuais o ibuprofeno é um medicamento muito comum em nossas farmácias domésticas, quase todo mundo tem um comprimido contendo esta substância em sua casa. O ibuprofeno é utilizado frequentemente por pessoas que estão com dores de cabeça, aliviando os sintomas da famosa cefaleia, mas também é bastante indicado por  dentistas, para diminuir a inflamação na polpa dentária, amenizando assim a dor, ainda pode ser utilizado em casos de dores musculares, cólicas menstruais, em casos de febre e também para aliviar dores pós-operatórias. Outra utilização do ibuprofeno é para aliviar quadros inflamatórios de pessoas que apresentam artrites, como a artrite reumatoide e artrite gotosa. Aí nós que somos apaixonados por gatos e temos este remédio que promove um incrível bem estar para nós, nos perguntamos, será que eu posso dar um comprimido de ibuprofeno para meu gatinho? Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Se você tem em casa um gatinho com dor por causa de artrose, ou mesmo que esteja apresentando-se febril, tenha em mente que única atitude correta é falar imediatamente com seu veterinário, apenas o veterinário está apto a indicar uma medicação adequada para seu gato. A resposta para a nossa questão é um enfático não! Gatos não podem tomar ibuprofeno! Muitos medicamentos que são seguros para nós, não são seguros para nossos pets e isso pode ser realmente muito grave para um gatinho que já se encontra em um estado de saúde debilitado. O ibuprofeno, bem como outros anti-inflamatórios como o paracetamol, por exemplo, é um medicamento altamente tóxico para os gatos. Certos medicamentos que são utilizados para uso humano também são rotineiramente administrados para nossos animais de estimação. No entanto, nem sempre um medicamento permitido para uso humano é um medicamento seguro para seu gatinho, e o pior é que a administração de um medicamento de forma errada, pode literalmente acabar matando seu gato!

Porque o ibuprofeno pode ser perigoso para  gatos ?

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gatos podem tomar ibuprofeno?

A ingestão de Ibuprofeno ocasiona um bloqueio de enzimas essenciais na proteção da mucosa do trato gastrintestinal do organismo dos gatos. Quando um gato acaba ingerindo esta substância, ocorre uma lesão no estômago que é causada pelo ácido gástrico. Consequentemente ocorre um desequilíbrio do fluxo sanguíneo que resulta em uma disfunção renal. Por isso caso haja uma ingestão acidental de ibuprofeno por seu gato, procure um veterinário com a maior urgência, pois medidas devem ser tomadas o mais rápido possível.

Quais são os sintomas que gatos que ingeriram ibuprofeno podem apresentar?

Na maioria dos casos (embora raros, porque gatos ao contrário dos cães, não são de comer tudo o que está na sua frente) a ingestão de ibuprofeno é acidental e neste caso é mais provável acontecer com filhotes. No entanto, a ingestão de ibuprofeno acontece também quando proprietários, na melhor das intenções, devido a desinformação, acabam administrando um comprimido, pois acreditavam estar fazendo uma coisa boa para seu gato, ou com a intenção de baixar a febre ou de aliviar alguma dor. Infelizmente nestes casos, nada poderia estar mais errado, e este é um dos motivos pelo qual sempre falo para você o quanto é importante entrar em contato com o seu veterinário.

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gatos que ingeriram ibuprofeno irão apresentar sintomas de envenenamento como vômito, diarreia, forte odor nas fezes,  vômito com sangue, inapetência, úlcera gástrica, fezes com sangue, sede, o gatinho urina excessivamente ou diminui a micção, fica mais parado e com dificuldade de se movimentar, podendo entrar em coma e óbito.

Alguns gatos começam  a vomitar logo após a ingestão de ibuprofeno. Em alguns casos pode acontecer do gatinho vomitar o remédio antes mesmo do organismo digeri-lo, esta é a melhor situação, no entanto não dispensa a ida ao veterinário para checar se está tudo bem com seu gatinho. Quando a medicação já foi absorvida pelo corpo, o gato pode apresentar fezes escuras e com cheiro forte ou pode acabar vomitando sangue. Alguns sintomas comuns em casos de ingestão de ibuprofeno em gatos. São a letargia e a falta de apetite. E em casos mais sérios, o animal pode até convulsionar.

Uma dor abdominal forte pode ser uma das maneiras de detectar a intoxicação por ibuprofeno. A única forma de confirmar se seu gato ingeriu ou não o medicamento é através de exames laboratoriais. Desta forma, o veterinário saberá se o rim de seu gato foi comprometido e se existe ou não um caso mais sério de úlcera gástrica.

O que devo fazer se meu gato ingeriu ibuprofeno?

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Em casa - Se a ingestão ocorreu a pouco tempo, uma boa alternativa é provocar o vômito. Ligue imediatamente para seu veterinário e peça a orientação de como você deve proceder para que seu gato vomite. Em seguida, leve seu gato para o veterinário. Tenha em mente, que mesmo que você utilize em casa um método que faça com que seu gato vomite, seu gato não estará livre de sequelas e é essencial buscar ajuda veterinária a fim de realizar exames para verificar qual a extensão do problema.

No consultório - Se seu gato ingeriu ibuprofeno a até duas horas atrás, o carvão ativado pode neutralizar os efeitos. Caso o gatinho chegue ao veterinário após estas duas horas, talvez ele opte em utilizar medicamentos como sucralfato, cimetidina e famotidina, indicando também uma ingestão de líquidos contínua, no entanto cada caso é um caso e só o veterinário saberá a posologia e qual medicamento será mais oportuno para o quadro clínico do gato em questão.

Principalmente em casos em que o gato é tratado rapidamente, o estômago pode ficar plenamente cicatrizado sem danos futuros, contanto que a parede do estômago não tenha sido perfurada. Geralmente a recomendação para que seja realizada uma cirurgia ocorre em caso de úlceras que afetam as paredes estomacais. Se este for o caso de seu gato, certamente haverá a necessidade de internação para que ele seja acompanhado de perto por profissionais, pois é um caso extremamente delicado. No entanto, se seu gato teve um comprometimento dos rins, talvez o quadro seja mais grave. Por isso é importante realizar exames de sangue durante o processo de tratamento, para avaliar o progresso do quadro clínico.

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gatos podem tomar ibuprofeno?

É importante que você esteja ciente que gatos que ingerem ibuprofeno não estão livres de sofrer efeitos severos. Como acabamos de mencionar, os problemas para saúde de seu gato podem levar ao surgimento de úlceras estomacais perfuradas e falência renal. Em qualquer caso, apenas alguns dias após a ingestão por ibuprofeno se você não procurar tratamento podem levar seu pet a óbito. No entanto, felizmente como você pôde ver aqui, existem opções de tratamentos médicos que se forem iniciados imediatamente, podem impedir que o pior aconteça ao seu gatinho.

Como evitar que meu gato sofra de intoxicação por Ibuprofeno? 

Bem, a resposta é bem óbvia, agora que você já sabe que o ibuprofeno é um medicamento exclusivamente para uso em pessoas, nunca utilize este medicamento para aliviar qualquer tipo de dor ou desconforto que esteja acometendo seu gatinho, ou mesmo seu cão. É importante que nós donos de animais de estimação jamais compartilhemos nossos medicamentos com qualquer pet, seja ele gatinho, cachorrinho, coelhinho, tartaruga, porquinho da índia, etc… Mantenha sempre todos os seus remédios muito bem guardados no interior de um armário em um lugar alto ou trancado, onde nenhum bichinho consiga pegar. Uma boa dica, que faço aqui em casa, é separar as farmacinhas. Os remédios dos bichos ficam em um armário individual e mesmo que sejam remédios que possam ser utilizados pelas pessoas da casa, ficam armazenados no armário deles. Assim fica bem mais fácil que nada de ruim aconteça por acidente. É importante preservar as embalagens dos medicamentos de seu pet, junto com a bulas. Assim você pode sempre confirmar para que serve o medicamento. Outra boa dica é arquivar as receitas do veterinário, assim se um dia seu gatinho estiver com um problema recorrente, em um horário em que o veterinário não esteja acessível, você poderá recorrer àquela receita, para confirmar a dosagem, como no caso de uma febre, até que seu veterinário possa atender seu pet.

 

Saiba + Sobre gatos Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato pode tomar ibuprofeno? - Texto em Inglês

Guia de Raças de Gatos

Saiba + Tudo sobre gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments