Comportamento
novembro 5, 2014 publicado por Blog do Gato

Gatos podem ser mais espertos do que você pensa

Para os proprietários de gatos, esses maravilhosos animais de estimação são sempre criaturas fascinantes. Mas, mesmo para quem tem gatos em casa e adora esses pequenos felinos, a inteligência e perspicácia dos bichanos podem surpreender. Os gatos podem ser mais espertos do que muita gente presume.

Gatos podem ser mais espertos do que você pensa - Domesticados provavelmente a mais de 4 mil anos, os gatos eram valorizados principalmente por suas habilidades de caça, muito apreciadas para ajudar no controle da população de roedores. Hoje me dia, no entanto, esse elegante e misterioso felino é um querido animal de estimação, que difere dos grandes felinos por seu pequeno tamanho e por seus hábitos naturalmente noturnos.

Gatos podem ser mais espertos do que você pensa

Gatos podem ser mais espertos do que você pensa

Os gatos podem ser mais espertos do que você pensa

Observar um gato por apenas alguns minutos já é suficiente para perceber o quão inteligentes eles são. Esses pequenos felinos aprendem rápido, e evoluíram durante milhares de anos, observando e aprendendo, tornando-se hoje capazes de tomar decisões inteligentes com base naquilo que sentem. Para um proprietário de gato, aprender como ele pensa é a melhor maneira de aprofundar a conexão com seu pet.

O que eu ganho com isso?

Essa é uma pergunta que parece estar sempre passando pela cabeça de um gato e é certamente, um dos motivos pelos quais os gatos podem ser mais espertos do que você pensa. Enquanto animais como os cães podem procurar agradar o seu dono o tempo todo, o mesmo não acontece com os gatos. Os gatos buscam boa parte de sua motivação descobrindo coisas que possam beneficiá-lo de alguma forma. Quando eles tomam alguma atitude, é muito provável que a decisão em fazê-lo esteja relacionada a que eles vão conseguir em troca. Por exemplo, os gatos não costumam vir até você por obediência. O mais provável, é que ele esteja esperando ganhar um carinho, um colo, ou simplesmente um petisco.

Gatos podem ser mais espertos do que você pensa - A fina arte da manipulação

Os gatos são inteligentes o suficiente para tirar proveito dos seus hábitos e da suas rotinas domésticas. De modo geral, eles vão procurar treinar o seu dono em todas as oportunidades que forem encontradas. Se o seu gato perceber, por exemplo, que você não demonstra resistência em levantar da cama no meio da noite para alimentá-lo, você pode contar com os miados e ronronares toda noite.

Gatos podem ser mais espertos do que você pensa - Treinamento e aprendizado

Uma coisa que muita gente não sabe é que os gatos também podem receber treinamento, e são plenamente capazes de reter lições. Os bichanos são, em geral, muito receptivos ao treinamento, em especial quando utilizamos os métodos convencionais de reforço positivo. Gatos podem até mesmo aprender truques como “dar a pata”, e o uso de petiscos nesse tipo de treinamento pode ser bastante eficaz.

Algumas raças de gatos podem ser ainda mais receptivas ao treinamento, e acabam aprendendo mais rápido do que muita gente pensa. Raças de gatos como o Savannah, o Ragdoll e o Maine Coon, entre outras, são conhecidas por apresentarem um comportamento “canino” e podem ser ensinados até mesmo a andar de coleira e brincar de “buscar a bolinha”.

Saiba + Sobre cães e gatos

Guia de Raças

Saiba + Tudo sobre gatos

15 coisas que você não sabia sobre gatos

Convivência entre gatos e cães

Agressividade felina

Guia de Raças de Gatos

Tudo Sobre Gatos

Raças de Gatos

Gato pode comer comida?

Fitoterapia para gatos mais velhos

Devemos usar gatos para controlar populações de ratos?

25 fotos de gatos com seus donos

Meu gato comeu um rato e agora?

A importância do exercício para os gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments