Nutrição
abril 1, 2014 publicado por Blog do Gato

Leite – Gatos podem beber leite?

Será que eu posso dar leite para meu gatinho?

Desde nossa infância, desenhos animados e filmes imprimem em nosso subconsciente a ideia de que gatos bebem e adoram leite. Parece inclusive que eles são muito gulosos bebendo seu leitinho, e na vida real gatos são verdadeiros apaixonados por leite também!

Mas a verdade é que, mesmo parecendo um absurdo, o leite pode fazer mais mal do que bem ao organismo de um felino. Infelizmente, apesar de ser um alimento que atrai nosso amado gatinho, não é a dieta mais adequada nem a mais saudável para propor ao nosso bichinho. além disso o valor nutricional desta deliciosa iguaria, não é tão grande como muitos imaginam.

Gatos podem beber leite?

Gatos podem beber leite?

Por que leite pode ser prejudicial para saúde de um gato?

A introdução do leite na dieta de um felino carrega alguns aspectos negativos, que podem ser prejudiciais para a saúde do gato. Nas primeiras semanas de vida, os gatinhos dependem do leite materno para sobreviverem e se desenvolver. O leite materno é um alimento completo que contém proteínas, gorduras e todos os anticorpos essenciais para o seu desenvolvimento. Filhotes de gatos não precisam de nenhum outro alimento até sua quarta semana de vida.

Não é recomendado oferecer leite de vaca a um gatinho! Mesmo que algo tenha acontecido à sua mãe, mesmo no caso de filhotes abandonados ou órfãos. Neste caso a administração do leite deverá ser feita ou através de uma mãe substituta, ou de um leite especificamente desenvolvido para esta função. Após o desmame, o gato já não precisará mais de leite em sua dieta, já que a partir deste período, ele poderá ingerir os nutrientes de que necessita através de outros tipos de alimentos como por exemplo, comidas de gato que estão disponíveis no mercado ou em lojas especializadas em animais.

Gatos podem beber leite?

Gatos podem beber leite?

O tipo de leite adequado para filhotes recém nascidos, tem uma cor um pouco mais escura do que o leite de vaca e certamente é um leite de mais fácil digestão. Nunca cometa o erro de dar o mesmo leite que consumimos para gatinhos filhotes, você pode até causar a morte de um gatinho devido a uma diarreia forte.

Oferecer leite de vaca para um gato adulto, pode até fazer menos mal, mais ainda assim pode causar diarreia severa e fortes dores de estômago. Isso acontece porque no leite de vaca existe muita lactose e caseína, mais do que os gatos são capazes de digerir normalmente.

O organismo de muitos animais não produz a enzima lactase que é responsável por digerir a lactose (o açúcar encontrado no leite), fazendo com que a digestão se torne muito lenta. Devido esta demora o sistema digestivo passa a acumular uma grande quantidade de água no intestino e as bactérias atacam as paredes intestinais, causando uma grande quantidade de gás e finalmente forte dor e diarreia.

Como posso oferecer leite para um gato?

Gatos podem beber leite?

Gatos podem beber leite?

Se ainda assim você quiser introduzir o leite na dieta de seu gato, faça apenas como um alimento extra. Certamente gatos apreciam bastante do paladar do leite. Existem inclusive, alguns veterinários que recomendam dar uma pequena dose por dia, para que o gato possa se acostumar. Desta forma, você irá evitar que ele sinta um grande desconforto. No entanto é recomendado que você ofereça sempre um leite desnatado. É sempre muito importante ter cuidado com todo tipo de alimentos que introduzimos na dieta de nossos felinos. Existem também, alguns gatos que são menos vulneráveis à lactose, no entanto é muito importante frisar que estes casos fogem à regra.

Outra questão muito importante, é ficar de olho nas calorias de sua dieta, para evitar o risco de tornar seu pet obeso e doente. Uma dieta adequada não deve incluir muitas calorias por dia, elas devem também ser extraídas de fontes adequadas e saudáveis. Uma xícara de leite integral contém cerca de 149 calorias, enquanto o desnatado contém 83 calorias, por este motivo devemos oferecer leite ao nosso gato, apenas como uma pequena parte das calorias que ele irá ingerir durante o decorrer de um dia. Sendo assim, capaz de digerir o leite sem que ocorram incidentes desagradáveis, como problemas gástricos, a obesidade e doenças relacionadas. Pense sempre que seu gato é pequenininho em relação a você e que a barriguinha dele enche com bem pouca comida.

Em qualquer caso, antes de introduzir qualquer tipo novo de alimentação na dieta de seu gatinho, é sempre importante pedir conselhos ao seu veterinário sobre a forma certa de administrar este novo alimento em sua dieta. Mantendo assim seu pequeno sempre saudável.

Saiba + Sobre leite na dieta de seu gatinho

Gatos podem beber leite? - texto em Inglês

Guia de Raças de Gatos

Saiba + Tudo sobre gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments