Cuidados
abril 1, 2015 publicado por Blog do Gato

Como aparar as unhas dos gatos

Gatos adoram arranhar e utilizam suas garras afiadas o tempo todo. Na natureza, os gatos utilizam suas garras para demarcar território, se defender, se movimentar e escalar. De fato, eles precisam arranhar para remover a camada gasta e superficial das garras, expondo assim as novas. Mas o que fazer se as garras do gato estiverem machucando todo mundo e causando prejuízo aos móveis da sua casa?

Como aparar as unhas dos gatos? Se você está com dúvidas em relação a como aparar as unhas dos gatos da maneira correta, confira abaixo as dicas que o Blog do Gato separou para você entender melhor como funciona este processo. Se as garras do seu gato estão machucando e ele está arranhando o dia todo, a ponto de estragar tudo que passa pela frente, chegou a hora de pensar em como ajudar o seu gato, e o mais importante, sem causar nenhum sofrimento. Como você deve saber, os gatos gostam de arranhar objetos, e se o seu gato não está conseguindo arranhar o suficiente, pode ser uma boa ideia proporcionar a ele as superfícies, arranhadores, brinquedos apropriados e incentivá-lo a usá-los. Se os arranhões causados pelo seu gato estão se tornando um problema mais sério, saiba mais sobre como evitar os arranhões de seu gato no artigo Como evitar arranhões do seu gato?.

Como aparar as unhas dos gatos

Como aparar as unhas dos gatos

O que muita gente não sabe é que as unhas dos gatos podem ser aparadas regularmente, dependendo do nível de atividade e da maneira com que o gato desgasta-as naturalmente. Alguns proprietários cortam as unhas de seus gatos a cada 30 ou 40 dias, outros preferem cortar a cada 10 ou 15 dias, ou até mesmo semanalmente.

Como aparar as unhas dos gatos – preparação

O primeiro passo (e talvez o mais importante) para aprender a aparar as unhas dos gatos é fazer com que eles estejam se sentindo totalmente confortáveis em relação ao manuseio de suas patas. Se o gato estiver muito agitado, demonstrando desconforto ou irritação quando você toca e segura as suas patas, será necessário um trabalho de paciência para que ele possa se acostumar aos poucos.

Primeiramente, procure segurar e acariciar as patas do seu gato sempre que possível e em todas as situações de rotina. Quando ele estiver no seu colo tirando um cochilo, ou ao seu lado, aproveite o momento para tocar, segurar e acariciar as patas, até que ele se acostume. Mesmo assim, há gatos que não gostam de cortar as unhas, e nesses casos pode ser recomendável aparar uma ou duas unhas de cada vez para não estressar o animal. Se você conseguir fazer isso quando ele estiver cochilando, melhor ainda. Quanto mais acostumado a esta situação ele estiver, maior a chance dele permanecer calmo o tempo todo.

Como aparar as unhas dos gatos

Siga os passos descritos abaixo para aprender a aparar as unhas dos gatos de maneira que não cause desconforto nem dor ao seu bichano. Se o seu gato aceita bem que você mexa nas patas dele, deixe-o confortável no seu colo, de costas para você, e segure a pata em sua mão, com os dedos em baixo e o polegar em cima. Aplique uma pressão gentilmente em um dos dedos para que a unha fique exposta e mais visível. Note que a parte mais grossa da unha, a que fica mais perto do dedo, é cor de rosa. Nessa região contém sangue e nervos e não devem ser cortadas. Se, ao cortar as unhas do seu gato, você atingir essa região acidentalmente, haverá sangramento e será necessário estancar o mais rapidamente possível utilizando produtos adequados que podem ser encontrados em pet-shops, permanganato de potássio, ou em último caso a farinha comum de cozinha. O sangramento deve cessar em cerca de 5 minutos.

Para aprender a aparar as unhas dos gatos corretamente é preciso entender que há diversos tipos de cortadores de unhas disponíveis, aqui em casa eu uso um trim comum (veja foto acima) mas é possível se adquirir um clipper apropriado nas lojas especializadas. Independente do tipo do cortador, procure fazer com que ele esteja acostumado ao barulho do cortador para não assustá-lo. Corte apenas a ponta da unha, mantendo uma boa distância da parte sensível, onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos (veja imagem abaixo).

Como aparar as unhas dos gatos

Como aparar as unhas dos gatos

Se nesse ponto você perceber que o seu gato está tranquilo, apare as outras unhas, uma a uma. Depois de aparar as unhas das duas patas dianteiras, se necessário, apare também as unhas das patas traseiras. Se ele se incomodar durante o processo, pare, espere ele se tranquilizar novamente e continue. Lembre-se que se você não se sentir seguro em cortar as unhas do seu gato sozinho, você pode pedir ajuda ao seu veterinário de confiança quando fizer isso pela primeira vez.

 

Saiba tudo sobre gatos

Como evitar arranhões do seu gato?

O melhor lugar para a caixa de areia

O que comprar para a chegada do filhote?

Como cultivar catnip em casa

Gatos podem ser mais espertos do que você pensa

15 coisas que você não sabia sobre gatos

Agressividade felina

Tudo Sobre Gatos

Raças de Gatos

Gato pode comer comida?

Fitoterapia para gatos mais velhos

Devemos usar gatos para controlar populações de ratos?

25 fotos de gatos com seus donos

Meu gato comeu um rato e agora?

A importância do exercício para os gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Guia de Raças de Gatos

 

Saiba + sobre gatos

Guia de Raças – Gatos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments