Curiosidades
março 21, 2014 publicado por Blog do Gato

Como tornar sua casa segura para seu gato?

Todo proprietário responsável ​​e consciente, procura fazer o possível a fim de propiciar aos nossos companheiros liberdade e segurança. É sempre muito polêmico entre proprietários de gatos, o que deve ser feito com relação à sua liberdade de caminhar pelo jardim, afinal seu espírito investigativo pede levá-lo para longe de você. Então, será que devemos manter nossos felinos estritamente dentro de casa em todos os momentos? Ou devemos deixá-los explorar o jardim ou quintal, mesmo correndo o risco de que eles acabem explorando muito além de nossos jardins correndo inclusive risco de vida?

Bom, cada pessoa tem um modo muito particular de enxergar o mundo, mas talvez a melhor maneira de determinar o que é melhor para você e seu gato é identificar possíveis ameaças ou perigos em sua casa e seu quintal, em seguida, tome uma decisão sobre o que você deseja permitir.

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos

Por exemplo, analise se sua casa está localizada nas proximidades de uma estrada ou avenida movimentada ou se seus vizinhos têm cães de estimação. Estes são claramente elementos perigosos para gatos que tem permissão de passear ao ar livre. É fácil identificar os riscos óbvios do ambiente externo, mas também existem sérias ameaças para gatos em ambientes interiores.

Sugiro que você faça periodicamente uma inspeção de sua casa para identificar e erradicar esses perigos. Que tal enumerar alguns aspectos e possibilidades?

Casa segura para gatos

 - Garagens e Varandas

Garagens e varandas são geralmente locais que aproveitamos para armazenamentos de produtos químicos para limpeza doméstica, como por exemplo produtos para limpeza de piscinas, aditivos para motor, venenos para formigas, maquinários para aparar o gramado, etc. Portanto um jardim comum, aparentemente inofensivo pode representar uma séria ameaça para os animais, portanto, a não ser que você torne sua garagem um lugar seguro para seu gatinho, talvez ela não seja uma área que você deva permitir que ele fique sem sua supervisão.

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos – Piscinas

Bom, reza a lenda que gatos não são lá muito chegados à água, mas não é necessariamente assim, alguns gatos até gostam bastante  de nadar. No entanto, se por curiosidade seu bichano escorregar para dentro da piscina sem intenção e não souber nadar, ele pode vir a se afogar caso ninguém esteja por perto para socorrer. Isso até é muito comum com filhotes novinhos. Uma dica importante é sempre manter a piscina bem cheia, pois possibilitará que ele chegue até a borda e consiga sair. Outra dica é não deixar seu gato solto próximo a piscina sem sua supervisão.

Casa segura para gatos - Eletrodomésticos e eletrônicos

À medida que o ser humano se torna cada dia mais dependente dos aparelhos eletrônicos, introduzimos mais cabos e fios elétricos em nossas casas. Fiações de qualquer tipo são um perigo para gatos, porque sua natureza curiosa faz com que ele queira investigar, mastigar e brincar com eles. Existem muitas maneiras de minimizar o risco, considere investir em sistemas que camuflem dos fios ou utilize fitas adesivas e fitas isolantes para prender os fios e mantê-los longe do alcance.

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos – Janelas

Todas as janelas devem ter uma malha resistente ou tela para insetos. Para gatos, telas de proteção para crianças e animais domésticos são mais indicadas, porque os gatos podem desfiar com suas garras materiais mais frágeis.

Gatos gostam de pular em lugares inimagináveis para um dono de gatos inexperiente. Alguns tipos de cortinas com puxadores longos podem demonstrar-se um atrativo muito perigoso para alguns gatinhos. O perigo é que eles podem ficar presos no puxador, chegando a enforcar-se. Certifique-se de manter os puxadores bem amarrados fora do alcance de seu bichano. Ou considere outro tipo de cortina.

Cortina que se arratam sob o chão são uma tentação especial para gatos. Eles podem tentar subir até o topo e ao menos que as cortinas sejam realmente seguras, isso poderia levar a uma queda feia e a lesão pode ser potencialmente grave. Neste caso também sugiro que você analise a possibilidade de trocar sua cortina.

Casa segura para gatos – Escritório

Muitos equipamentos domésticos ou até mesmo materiais comuns de escritório representam um sério risco para os gatos. Itens como elásticos, clipes de papel, tachinhas e alfinetes devem ser muito bem armazenados em recipientes que estejam colocados dentro de uma gaveta ou armário. Se você também tem filhos pequenos, itens como bexigas, pequenos brinquedos ou peças de jogos devem ser mantidas fora do alcance das crianças e dos peludos. Durante às festas de fim de ano, a maioria das pessoas deseja manter sua casa bonita e decorada especialmente para estas ocasiões, mas os enfeites de árvore de natal e outros pequenos artigos de decoração são irresistíveis para os gatos. Uma boa regra a seguir é desistir de qualquer coisa que você não desejaria que seu filho tivesse à mão, qualquer coisa que possa por risco à saúde de uma criança curiosa, geralmente irá manter seu gato seguro também.

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos - Cozinha e banheiros

Os armários da cozinha são uma outra zona de perigo. Você pode colocar travas de segurança ou estudar outra maneira de segurança para armários onde você coloque produtos como, detergentes, produtos de limpeza ou outros produtos químicos domésticos que possam ser perigosos. No banheiro, certifique-se de que todos os produtos de higiene pessoal, incluindo fio dental estão bem fora de alcance. Lembre-se de após utilizar o fio dental enrolar em um papel antes de descartar em um lixo com uma tampa que fique bem apertada para evitar a ingestão acidental. Gatos gostam de um ambiente aconchegante, confortável, gostam de explorar todos os níveis do ambiente, de escalar e armários proporcionam isso a eles. Usando um pouco de bom senso, procure pensar como um gato. Observe muito o comportamento dele e assim você começará a perceber por si mesmo quis são os perigos do lugar para seu pequeno felino.

Casa segura para gatos - Pequenos objetos e jóias

Não deixe objetos frágeis como vasos, castiçais, copos ou qualquer coisa feita de vidro, ou jóias, especialmente brincos ou colares jogados ao redor dos móveis acessíveis para seus gato. Artigos de vidro podem ser derrubados e quebrados, resultando em uma possível ferida profunda. A maioria dos gatos são muito curiosos por natureza e se encontrarem, um brinco ou colar de brilhante,podem acabar mastigando objetos como estes, muitas vezes podem chegar a engoli-los e isso irá causar grandes problemas.

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos - Lavandaria

Máquinas de lavar são especialmente perigosas para gatinhos.Felinos gostam de aconchegar-se em lugares quentes. Por isso, certifique-se de fechar sempre a sua máquina de lavar roupa e secadora a fim de manter seus amigos peludos sempre do lado de fora e para ter certeza de que ninguém tenha fechado seu pet lá dentro, antes de utilizar as máquinas faça uma checagem no interior delas antes de ligar as máquinas. Sempre desligue o ferro de passar assim que terminar de usar e certifique-se de que a tábua de passar está bem fechada para evitar um acidente. Nunca permita que seu bichano fique com você na lavanderia quando o ferro estiver ligado.

Casa segura para gatos  - Salas

Não é segredo para ninguém que gatos gostam de escalar móveis e já falamos aqui sobre as cortinas. Se você é um dono de gatos de primeira viagem, talvez seja interessante considerar forrar os estofados e talvez alguns móveis mais importantes com pano, capas próprias para móveis ou mesmo uma manta ou colcha grossa e resistente. Gatinhos precisam afiar suas garras e a sala é um ótimo lugar para você considerar colocar um arranhador para satisfazer a sua necessidade. Isso também pode ser uma boa tática para manter a mobília segura.

Casa segura para gatos – Pragas domésticas

Muitos de nós já teve problemas com pragas domésticas e já precisou recorrer ao uso de armadilhas como iscas para formigas – ou – baratas. Se você tem um gatinho, aconselho repensar e procurar outras formas de exterminar pragas domésticas. Esses tipos de dispositivos podem ser eficientes no extermínio de baratas e formigas, mas eles também irão oferecer um risco eminente para o seu gato. Existem muitas outras formas de erradicar insetos sem o uso de produtos químicos perigosos :

Formigas : Você pode lavar as bancadas , armários e piso com vinagre em partes iguais e água para impedir infestações de formigas .

Baratas : Impeça que as baratas tenham acesso a sua casa, fechando todas as fretas em torno de ralos e fios  elétricos onde elas possam entrar na casa. Você pode usar cimento ou pó de serragem para calafetar pequenas fissuras ao longo de rodapés, paredes e em volta de encanamentos e acessórios de banheiro. Lacre todos os alimento deixados sobre bancadas. Lavar todos os pratos assim que terminar as refeições. Não deixe a ração de seu gato à vontade durante a noite. Lave muito bem a tigelinha de comida dele.

Casa segura para gatos – Plantas de interior

Muitas plantas que temos em casa podem ser extremamente tóxicas para gatos. Por isso recomendo que você investigue um pouco sobre isso e mantenha plantas tóxicas longe de seu amiguinho.

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos

Casa segura para gatos – Conclusões finais

Uma boa ideia para quem tem um gatinho é criar um quarto ou um cômodo em sua casa que possa ser um porto seguro para seu gato. Você pode usar este espaço para mantê-lo preso enquanto você estiver fora ou utilizando produtos de limpeza ou envolvido em alguma atividade que possa representar um risco para seu gato. Imagine você chegando em casa e descarregando o carro, no meio da confusão ao levar as coisas para dentro de casa seu peludo sorrateiramente escapa e acaba indo para rua! Por isso, entre outras coisas, um local especial e seguro para seu gatinho pode ser de grande ajuda em momentos em que você não possa estar plenamente atento à sua segurança.

Com apenas um pouco de bom senso, sua casa pode se tornar um local seguro para os seu gatinho. você precisa analisar observando todos os detalhes, fazer uma inspeção completa. Pense como um gato. Se sua casa estiver oferecendo alguma situação perigosa, seu pequeno poderá adquirir uma doença grave, sofrer um acidente ou até mesmo a morte pode ser evitada se você pensar com detalhes e elaborar um plano inteligente para garantir periodicamente que sua casa seja segura para gatos. Lembre-se é sempre bom pecar por excesso!

Saiba + Sobre segurança para gatos

Como manter seu gato em segurança - texto em Inglês

Raças de Gatos

Saiba + Tudo sobre gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments