Saúde
março 19, 2014 publicado por Blog do Gato

Bolas de pelos – Tudo sobre gatos e bolas de pelos

O que são bolas de pelos? Porque se formam as bolas de pelos que os gatos vomitam?  Existe algum risco para a saúde do meu gatinho?

Na verdade bolas de pelos não costumam realmente ter um formato de bola , mas sim de um chumaço em forma de salsicha de pelos úmidos que seu gato vomitou.

As bolas de pelos são formadas devido a ingestão de uma grande quantidade de pelo que os gatos acabam ingerindo ao limpar a sua pelagem. Embora os gatos tenham a fama de ser auto- limpantes, se não forem escovados regularmente, irão retirar ao lamber uma quantidade grande de pelos mortos. A língua dos gatos é áspera, o que lhes torna incapazes de desalojar a pelagem de suas bocas e cuspi-la, portanto a única opção é engolir os pelos.

Bola de pelos

Bola de pelos

Esta pelagem ingerida, normalmente percorre o sistema digestivo do gato e acaba sendo excretada nas fezes. O problema é que quando o seu felino engole muito pelo, ele não consegue passar pelo caminho habitual. Nesse caso, o pelo se acumula no estômago e forma um maço de cerdas compactadas. O que fará seu gato sentir-se mal, tendo ânsias e tosses, é quando se inicia o processo de expelir a bola de pelos até que finalmente vomita a massa de pelos.

É bastante normal gatos expelirem bolas de pelos, até 4 vezes por mês e qualquer tipo de gato pode vomitar ocasionalmente uma bola de pelos, mas alguns gatos são mais suscetíveis do que outros. De uma maneira geral, os gatos de pelos longos tendem a engolir mais pelos, simplesmente porque eles tem mais pelos. A densidade e comprimento do pelo do gato são, portanto, um fator que leva a este problema. Por isso é muito importante escovar com frequência seu bichano, a fim de evitar este tipo de problemas.

Bolas de pelos

Bolas de pelos

O risco de obstrução por bolas de pelos no aparelho digestivo do gato

O grande problema é que as bolas de pelos podem criar um bloqueio intestinal no seu gatinho. Às vezes, o felino não consegue vomitar a bola de pelo e ela permanece no intestino dele, às vezes bloqueando totalmente o intestino e às vezes parcialmente.

Gatos com este problema tentam vomitar constantemente, você irá observar uma tosse seca ou ânsia de vômito mas ele não irá vomitar. Outro sintoma é a prisão de ventre, que também pode indicar obstrução por bolas de pelos no aparelho digestivo, e muitas vezes os animais apresentam perda de apetite.

Gatos velhinhos, também são mais propensos a ter obstrução induzida por bolas de pelos. Com a idade, o gatinho passa a ter um sistema digestivo mais sensível e mais fraco, fazendo com que os movimentos intestinais não sejam fortes o suficiente para expulsar o pelo.

A obstrução por bolas de pelo no aparelho digestivo geralmente não é um problema grave, contato que seu pet consiga expulsar a bola de pelos vomitando ou nas fezes, mas em algumas circunstâncias pode ser uma condição médica séria. Se seu gato estiver apresentando alguns dos sintomas descritos neste artigo, como ânsia de vômito, falta de apetite, lembre-se que bolas de pelo podem causar obstrução intestinal, então é muito importante que você leve seu peludo ao veterinário o mais rápido possível para um diagnóstico e tratamento profissional.

Bolas de pelos

Bolas de pelos

Bolas de Pelos – Tratamento e Prevenção

Se o seu gato é propenso a ficar bolas de pelos, existem algumas medidas que podem ser tomadas por você: 

Escovação - 
Escove seu gato regularmente para se livrar dos pelos mortos antes que seu bichano tenha a chance de engoli-lo ao higienizar-se. Esta é provavelmente a melhor maneira de prevenir problemas com bolas de pelos.

Laxantes -
Se o seu gato sofre com bolas de pelos, apesar da escovação constante, você pode considerar o uso de um laxantes suave à base de óleo mineral ou vaselina. Este tipo de gordura, lubrifica o interior do sistema digestivo e permite que o excesso de pelos não fiquem alojados e sejam expelidos naturalmente pelo intestino.

Muitos gatos gostam do sabor destes produtos e geralmente eles irão lambê -lo diretamente na sua mão. Você também pode fazer com que o gatinho tome o laxante, colocando um pouco na pata do gato ou em seu nariz fazendo ele lamber o quando estiver se limpando. É comum que gatos façam sua higiene até 2 horas durante o dia. Portanto apenas certifique-se de observar se seu gatinho não irá querer se livrar do laxante em vez de lambê-lo.

Dieta rica em fibras -
Gatos com problemas crônicos de bolas de pelos  podem necessitar de uma mudança na dieta. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a aumentar os movimentos intestinais, evitando a obstrução do aparelho digestivo. Consulte o seu veterinário, se você acha que seu gato pode precisar de uma mudança em sua alimentação. Existem alimentos próprios para eles, especialmente desenvolvidos para gatos com problemas com bolas de pelos estas rações possuem óleo mineral e este ingrediente facilita a desobstrução dos pelos no organismo.

Lembre-se que os gatos que expelirem bolas de pelos mais que 4 vezes por mês podem estar com problemas de obstrução. A falta de apetite nunca é um sintoma que possa ser desprezado por nós! Cuide de seu gatinho, fique atento a todos os sintomas e qualquer mudança de comportamento não hesite em levá-lo imediatamente os veterinário. Um diagnóstico prematuro será a diferença entre um animal saudável ou com um potencial risco à sua saúde.

Saiba + Sobre bolas de pelos

O que fazer quando o gato sofre com bolas de pelos - texto em Inglês

Raças de Gatos

Saiba + Tudo sobre gatos

Gatos podem tomar ibuprofeno?

Gato é bom para criança?

Gatos podem comer ração para cachorros?

Meu gato está gordo – O que fazer?

Osteoartrite em gatos – Remédios Naturais

Gengivite em gatos, sintomas, causas e tratamentos

Como tratar a micose em gatos

Desparasitação ou vermifugação de gatos – Guia prático

Construa um passeio ao ar livre para seu pet

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Curiosidades

Raças de gatos boas para apartamento 

A primeira viagem de carro com seu gato

Gatos podem beber leite?

Hipertireoidismo felino

Como tornar sua casa segura para seu gato

Calor – Cuidados com os gatos no verão

Pessoas e gatinhos – A importância da socialização

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e bolas de pelos

Artigos Relacionados:

Facebook Comments